mynews

FÁTIMA_VISITA DO PAPA TEVE IMPACTO ECONÓMICO A RONDAR OS 20 MILHÕES NO EIXO OURÉM-FÁTIMA

A visita do papa Francisco ao Santuário de Fátima teve um impacto económico a rondar vinte milhões de euros nas localidades de Fátima e Ourém, revelou hoje à Lusa o presidente da Turismo Centro, Pedro Machado.

"A visita do Santo Padre excedeu todas as expectativas. Fátima assumiu a sua condição de altar do mundo e projetou Portugal no turismo religioso a nível mundial, trazendo até nós peregrinos de todo o mundo", resume Pedro Machado, citando dados de um relatório de avaliação à visita do papa conduzido pela Entidade Regional de Turismo do Centro e pela ACISO (Associação Empresarial Ourém-Fátima).

O responsável pela Turismo Centro não esconde a surpresa pelo facto de Portugal surgir apenas na nona posição dos "mercados emissores de turistas" para Fátima, lista que é encabeçada pelo Brasil. Seguem-se os Estados Unidos da América, a Coreia do Sul, a Espanha e a Polónia.

O relatório centrou-se no período de 9 a 15 de maio e abordou diversas vertentes económicas relacionadas com a visita do líder da igreja católica, que canonizou os pastorinhos Francisco e Jacinta durante as celebrações do centenário das "aparições" em Fátima.

Segundo dados fornecidos por Pedro Machado, a visita gerou 4,5 milhões de euros em alojamento, 1,5 milhões em refeições e ainda mais dez milhões em vendas na zona do Santuário e nas duas localidades abrangidas pelo estudo.

Nas máquinas Multibanco situadas no Santuário e zonas limítrofes foram feitos levantamentos num valor total de 2,3 milhões de euros entre 9 e 15 de maio, segundo dados fornecidos pela SIBS, entidade que gere a rede de caixas automáticos portuguesa. No mesmo período foram feitas transações com cartão multibanco num valor total superior a 2,4 milhões de euros.

A taxa de ocupação das unidades hoteleiras da região foi de 86 por cento (um aumento de sete por cento em relação a 2016), com o preço do quarto a atingir uma média de 93 euros.

"Não se confirmaram assim os piores receios relativamente ao preço dos quartos", sublinha Pedro Machado, lembrando a publicação de notícias que denunciavam a existência de hotéis que estariam a pedir dois mil euros por quarto durante a visita do papa.

Dados fornecidos pela Associação Rodoviária de Transporte de Passageiros apontam para um aumento de 174 por cento (em relação a 2016) no número autocarros que transportaram peregrinos para Fátima.

"Os números impressionantes da visita de Sua Santidade reforçam a pretensão do Centro de adaptar a Base Aérea de Monte Real para voos comerciais", diz Machado, lembrando que Fátima "é a única cidade-santuário que não é servida por um aeroporto".

O presidente da Turismo Centro deixa a pergunta: "Qual seria o impacto da visita do papa Francisco a Fátima se a região Centro fosse servida por um aeroporto"?

O presidente da Turismo Centro tem pedido reiteradamente ao Governo que não seja tomada "uma decisão precipitada" sobre o novo aeroporto no Montijo, apresentando como alternativa a adaptação para voos comerciais da Base Aérea de Monte Real.

Pedro Machado apelou ao primeiro-ministro, António Costa, que não permita que seja tomada qualquer decisão definitiva sobre a localização do novo aeroporto antes de ser "devidamente estudada a hipótese Monte Real (Leiria)", base aérea situada na única região plano do país que não é servida por uma infraestrutura aeroportuária.

"Digam-nos por que razão não querem estudar a possibilidade de instalar o novo aeroporto em Monte Real. E digam-nos também por que razão insistem numa solução mais cara e que não tem em conta a coesão nacional, como é o Montijo", apela Pedro Machado.

O papa Francisco visitou Fátima de 12 a 13 de maio, no âmbito das comemorações do centenário das “aparições”.


2017-07-15

LEIRIA_SEIS PESSOAS CONSTITUIDAS ARGUIDAS PO SUSPEITA DE FRAUDE AO SNS

Seis pessoas - um farmacêutico, um gerente de farmácia e quatro médicos - foram constituídos arguidos por suspeitas de fraude ao Serviço Nacional de Saúde, anunciou hoje a Polícia Judiciária.

Em nota de imprensa, a PJ informa que deteve um farmacêutico, de 45 anos, proprietário de duas farmácias, tendo o suspeito ficado sujeito à obrigação de permanência na habitação, à proibição de contactos com os coarguidos médicos e à suspensão do exercício da função profissional de farmacêutico, depois de ter sido presente a primeiro interrogatório judicial.

No âmbito da operação 'Vida Ativa' do Departamento de Investigação Criminal de Leiria da PJ, foram constituídos outros cinco arguidos.

Além do farmacêutico, os restantes arguidos são um gerente de farmácia e quatro médicos. Todos estão "fortemente indiciados pela prática dos crimes de burla qualificada ao Estado, falsificação de documentos agravada e de corrupção".

Segundo a nota da PJ, "de acordo com os abundantes elementos probatórios recolhidos, a atividade criminosa consistia num esquema fraudulento de venda fictícia, massiva, com apresentação indevida de receituário para medicamentos com elevado valor de comparticipação pago pelo Estado, revertendo o lucro para os arguidos".

Até ao momento e nos últimos cinco anos foi apurado "um valor de fraude ao SNS não inferior a três milhões e quatrocentos mil euros".

Segundo a PJ, foram realizadas cinco buscas domiciliárias e 15 não domiciliárias em duas farmácias, em Abrantes e em Lisboa, e em seis consultórios médicos em Abrantes, Ourém, Oliveira de Frades e em Coimbra.

O inquérito foi conduzido pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal do Ministério Público, com a colaboração do Centro de Conferência de Faturas do Ministério da Saúde.


2017-07-15

LEIRIA_MÉDICO E FARMACÊUTICO ACUSADOS DE FALSIFICAÇÃO E BURLA QUALIFICADA

O Ministério Público de Leiria acusou um médico e um farmacêutico dos crimes de falsificação de documentos e burla qualificada, anuncia a página oficial da Comarca de Leiria.

Segundo a nota publicada, além dos dois acusados foi também constituída arguida uma pessoa coletiva, sendo todos suspeitos de terem lesado o Estado em mais de 36 mil euros.

De acordo com o despacho do Ministério Público, na área da comarca de Leiria, entre 01 de janeiro de 2011 e 30 de julho de 2015, os dois arguidos, "de comum acordo e em harmonia com o plano delineado,
diligenciavam pela emissão de receitas médicas eletrónicas, através do sistema de informático" do Ministério de Saúde, sem ter existido qualquer ato médico subjacente e sem qualquer fornecimento de medicamento".

O receituário era depois entregue ao Centro de Conferência de Faturas para processamento de conferência de faturas e apuramento dos valores devidos pelo Serviço Nacional de Saúde à arguida sociedade".

Os arguidos visaram "defraudar o Estado", refere o despacho.

O Centro de Conferência de Faturas, "acreditando que o fornecimento e compra e venda dos medicamentos em causa havia sido efetivamente realizado pela sociedade a favor do utente inscrito na receita, realizava operação de validação do receituário e das faturas".

O Serviço Nacional de Saúde ordenava então o pagamento do valor das faturas mensais entregues no mês anterior.

"Por força de emissão, entrega e validação das citadas receitas o Serviço Nacional de Saúde procedeu ao pagamento do valor global de 36.492,68 euros", refere o mesmo despacho.

A investigação foi realizada pelo Ministério Público no Departamento de Investigação e Ação Penal de Leiria, com a coadjuvação da Diretoria do Coimbra da Polícia Judiciária.


2017-07-15

OURÉM_MUNICIPIO DE OURÉM ENTREGA EM CASTANHEIRA DE PÊRA BENS RECOLHIDOS NO CONCELHO

O Município de Ourém, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, deslocou-se esta semana a Castanheira de Pêra, para entrega dos bens doados pela comunidade oureense durante as Festas da Cidade com a colaboração dos Agrupamentos de Escuteiros 682-Fátima e 977-Ourém, bem como os que foram entregues na Escola Básica e Secundária de Ourém, EB2/3 D. Afonso IV Conde de Ourém e na Secção dos Bombeiros Voluntários de Ourém na Freixianda.

2017-07-15

TORRES NOVAS_PS RECOMENDA AO GOVERNO MEDIDAS PARA DESPOLUIÇÃO DA RIBEIRA DA BOA ÁGUA

Os deputados do PS eleitos por Santarém entregaram no parlamento um projeto de resolução que recomenda ao Governo que promova a identificação das fontes poluidoras da ribeira da Boa Água, em Torres Novas, e medidas para despoluição.

Os deputados lembram que a ribeira da Boa Água, um afluente do rio Almonda, “apresenta preocupantes focos de poluição e mau cheiro”, situação que “conduz a um alarme social e a preocupações no ambiente, na economia e na saúde pública”.

Os deputados Hugo Costa, António Gameiro e Idália Serrão sublinham ainda o facto de este tema mobilizar a comunidade e os autarcas locais, referindo, nomeadamente, a existência de uma petição que reuniu 5.700 assinaturas.

2017-07-15

OURÉM_CÂMARA DE OURÉM FOI ALVO DE BUSCAS

O Município de Ourém foi alvo de buscas pela Polícia Judiciária, tendo o executivo prestado toda a colaboração solicitada, revelou a autarquia, em comunicado.

Durante a "intervenção inspetiva" foi "prestada a melhor colaboração, quando solicitada nas diligências concretizadas" e foi "disponibilizada toda a documentação solicitada, como é prática comum em ocasiões análogas", refere a Câmara de Ourém, em comunicado.

"Na circunstância, a presidência da Câmara manifestaria de forma clara e objetiva a sua disponibilidade e bem assim de todos os serviços sob a sua dependência orgânica, no sentido da melhor colaboração futura com as autoridades, se eventualmente solicitada, sempre em função das investigações agora desenvolvidas e das questões que possam, também
eventualmente, vir a ser suscitadas", lê-se ainda no comunicado.

Na nota de imprensa, a autarquia salientou ainda que "cabe ao poder político manter total abertura e transparência no apoio à missão das autoridades, contribuindo assim para a manutenção da tranquilidade política neste tempo de férias".

2017-07-13

OURÉM_ESCOLA PROFISSIONAL DE OURÉM CONQUISTA MAIS DOIS PRÉMIOS EM CONCURSO DE PROTÓTIPOS TECNOLÓGICOS

Pedro Mateus e Nilton Lopes, alunos do curso de Electrónica, Automação e Comando, da Escola Profissional de Ourém, conquistaram os prémios “Melhor Exposição” e “Melhor Escola Estreante”, no Concurso de Protótipos Tecnológicos APTIPRO, cuja final decorreu em Oliveira do Bairro.

A Bengatrónica, de Pedro Mateus, conquistou o prémio “Melhor Exposição”, mais um este ano - o terceiro. O projeto consistiu na criação de uma bengala eletrónica destinada a invisuais, com o complemento de uns óculos, que em conjunto emitem sinais e vibrações ao detetarem objetos e obstáculos em diferentes níveis.

Nilton Lopes participou neste concurso com a sua Harpa Laser, que tem como propósito a criação de um instrumento musical inovador, capaz de controlar sons e efeitos sonoros de acordo com os movimentos do seu utilizador ao longo dos feixes laser do instrumento, proporcionando um espetáculo de sons e luzes aos espetadores da atuação.

O Concurso de Protótipos Tecnológicos APTIPRO vai na sua 7ª edição, e foi organizado pela Associação Nacional de Professores de Eletrotecnia e Eletrónica e pelo Instituto Profissional da Bairrada, como forma de divulgação da qualidade de formação adquirida pelos alunos dos cursos
profissionais que desenvolvam projetos na área da eletrotecnia.

2017-07-13

OURÉM_MUNICIPIO DE OURÉM ENTREGA EM CASTANHEIRA DE PÊRA BENS RECOLHIDOS NO CONCELHO

O Município de Ourém, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, deslocou-se ontem a Castanheira de Pêra, para entrega dos bens doados pela comunidade oureense durante as Festas da Cidade com a colaboração dos Agrupamentos de Escuteiros 682-Fátima e 977-Ourém, bem
como os que foram entregues na Escola Básica e Secundária de Ourém, EB2/3 D. Afonso IV Conde de Ourém e na Secção dos Bombeiros Voluntários de Ourém na Freixianda.

2017-07-13

FÁTIMA_RECEITAS DA NOITE BRANCA CANALIZADAS PARA A COMPRA DE CARRINHA PARA O CENTRO DE DIA DA FREGUESIA

Aproxima-se a terceira edição da Noite Branca em Fátima, iniciativa da Associação Centro de Dia da Freguesia de Fátima (ACDFF), agendada para a noite de 14 de julho, sexta-feira.

As verbas obtidas com a venda de ingressos - no valor de 5 euros por pessoa - revertem este ano para a aquisição pela Associação de uma carrinha de transporte de passageiros (de nove lugares), que substituirá uma outra já em final de vida.

À semelhança da anterior edição, que contou com cerca de 700 participantes, a Noite Branca de 2017 terá lugar no Aeródromo da Giesteira/Fátima e voltará a contar com vários parceiros locais e regionais no apoio à organização e promoção do evento.

O convite anuncia um programa de diversão e de convívio, ao som dos grandes êxitos dos anos 70, 80 e 90. O dress code
sugerido, para que os participantes combinem com o nome do evento, é nos tons de branco.

O Centro de Dia da Freguesia de Fátima, com sede na localidade de Boleiros, é uma associação de utilidade pública sem fins lucrativos, constituída a 1 de maio de 1985. Atualmente, desenvolve as seguintes respostas sociais: Centro de Dia, Apoio Domiciliário, Centro de Convívio e Serviço de Refeições para os alunos do 1.º ciclo das escolas da Maxieira e de Boleiros.

Para mais informações e/ou reserva de ingressos para a Noite Branca: Telf: 249 521 554Telm: 91 818 45 05 | 91 306 36 91 | 91 306 24 61 E-mail:centrodiaboleiros@sapo.pt

2017-07-07

OURÉM_AGROAL É PRAIA ACESSÍVEL COM BANDEIRA AZUL

“A Bandeira Azul”,galardão de qualidade que distingue as praias pela qualidade das suas águas, bem como pelos equipamentos e serviços disponibilizados, foi içada nesta quarta feira na praia fluvial do Agroal Além da “Bandeira Azul”, foi também içada a “Bandeira Praia Acessível, Praia para Todos” pelo segundo ano consecutivo que reconhece a existência de condições de acessibilidade, segurança e conforto para todas as pessoas, independentemente da sua idade, de possíveis dificuldades de locomoção ou de outras incapacidades que condicionem a sua mobilidade.

Além da qualidade da água e das acessibilidades, o Município de Ourém e a empresa municipal OurémViva asseguram ainda o funcionamento da Cafetaria do Agroal que durante toda a época balnear disponibiliza diversos tipos de comidas e bebidas, a limpeza diária e acompanhamento permanente dos sanitários e balneários, a manutenção da rede de escoamento de esgotos domésticos e estação elevatória existente. Está também garantida a manutenção de todos os espaços verdes e zonas relvadas, a vigilância e socorro a banhistas pela presença de 2 nadadores salvadores em permanência 7 dias por semana, das 09h00 às 19h00, além de todos os equipamentos de socorro necessários. Aos fins de semana e feriados, durante toda a época balnear, no horário das 09h00 às 19h00, está também presente uma ambulância e respetiva equipa de bombeiros, enquanto a segurança de bens e pessoas é promovida pela GNR que efetua rondas ao local, com um intuito dissuasor e de controlo do trânsito, e sempre que possível em coordenação com os nadadores salvadores de serviço.

O Agroal ostenta assim pela primeira vez a “Bandeira Azul”, galardão que reconhece o esforço do Município de Ourém na preservação da qualidade da água, na gestão de equipamentos de segurança e serviços, bem como na divulgação e promoção da informação e educação ambiental.

2017-07-07

ALVAIÁZERE_PSD PRESENTOU CANDIDATOS AOS ORGÃOS AUTÁRQUICOS

Célia Marques, candidata do Partido Social Democrata (PSD) à Câmara Municipal de Alvaiázere, apresentou a sua equipa candidata à Câmara Municipal, bem como os restantes cabeças de lista aos órgãos autárquicos do concelho.

Num jantar, que contou com a presença do presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, as cerca de mil pessoas que marcaram presença assistiram às diversas intervenções da noite e à apresentação dos candidatos.

Assim, para as Juntas de Freguesia recandidatam-se, em Almoster Paulo Reis Silva e em Alvaiázere Vítor Joaquim. Para a Junta de Freguesia de Maçãs de Dona Maria, o candidato é Eduardo Laranjeira Craveiro. O cabeça da lista candidata à Freguesia de Pelmá é Vidal Gomes Duarte, enquanto que à Junta de Freguesia de Pussos São Pedro, a equipa será encabeçada por Clara Pacheco.

Álvaro Pinto Simões é o primeiro candidato da lista à Assembleia Municipal.

Para o executivo camarário Célia Marques apresentou uma equipa composta por Sílvia Lopes e Agostinho Gomes, que já assumem funções na vereação da Câmara Municipal, seguindo-se José António Grácio, Leandra Garcez, João Reis Silva e Manuel Gonçalves.


2017-07-07

PASSOS COELHO APADRINHOU CÉLIA MARQUES

O Presidente do PSD esteve na noite de domingo em Alvaiázere, participando no jantar de apresentação dos candidatos sociais-democratas às eleições autárquicas de Outubro.
O líder do PSD teceu alguns considerandos no contexto da política nacional, tendo ainda traçado os princípios pelos quais se rege o partido em sede de política autárquica. A isso não foi estranho o apoio explícito à candidata e atual presidente da câmara, Célia Marques, que dirigiu a sua intervenção para o tempo em que teve a governação do Município alvaiazerense a seu cargo, evidenciando a redução da dívida e a criação de condições que permitirão apresentar candidaturas aos fundos comunitários.

2017-07-03

ALVAIÁZERE_PEDRO PASSOS COELHO NA APRESENTAÇÃO DA CANDIDATURA DE CÉLIA MARQUES

No próximo dia 2 de julho, pelas 20 horas, vai decorrer no Pavilhão Desportivo de Alvaiázere, o jantar de apresentação dos candidatos do PSD às próximas eleições autárquicas, nomeadamente, dos candidatos à Câmara Municipal, cuja lista será encabeçada por Célia Marques, bem
como os cabeças de lista às Assembleias de Freguesia e Assembleia Municipal.

O jantar de apresentação da candidatura “Alvaiázere No Rumo Certo” contará com a presença do presidente do Partido Social Democrata, Dr. Pedro Passos Coelho.


2017-06-27

OURÉM _IV ENCONTRO OURÉM MINAS GERAIS

Paulo Fonseca, presidente da Câmara Municipal de Ourém, anunciou, à margem do IV Encontro Minas Gerais Ourém, que existem já seis empresas instaladas no concelho, fruto da relação estabelecida com este estado brasileiro, “resultado de um trabalho longo, profícuo e intenso, do nosso esforço e visão estratégica”, pois “é preciso semear para depois colher.”

Paulo Fonseca falava a uma comitiva que veio do Brasil para participar naquela que é já a quarta edição do encontro entre estas duas “cidades irmãs” e que começou no passado dia 21, onde Ourém e Minas Gerais partilharam um stand na Exponor.
Na sessão oficial, Paulo Fonseca falou aos presentes sobre os principais atrativos para a instalação de uma empresa em Ourém: “Portugal é a porta da Europa, para um mercado de 580 milhões de consumidores e que vos permitirá aceder a mercados muito atrativos; a segunda vantagem é que temos um conjunto de apoio financeiros, onde podem aceder as empresas sediadas em Portugal, nos sectores em que tal é
permitido; em Portugal há o estatuto do contribuinte não residente e a taxa de juro é muito inferior à do Brasil”. Em suma “Há portas brutais de acesso para uma empresa que se venha instalar na casa do irmão, para vos garantir um estímulo”. Note-se que na plateia estava presente a CEMIG (maior empresa de distribuição energética de toda a América Latina), que pretende instalar uma sucursal em Portugal.

Segundo Paulo Fonseca, “a vocação de Ourém é de natureza geográfica e de marca. Queremos assumir uma natureza de plataforma e de centralidade para que na vossa casa possam resolver os vossos problemas e para que possamos criar riqueza e emprego no concelho”.

Na ocasião foi agraciado com a medalha de ouro de mérito municipal o líder do Governo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Durval Ângelo, que se congratulou com a distinção feita, referindo que aquela era uma “homenagem para todos os mineiros que aqui estão e que partilho com o governador Fernando Pimentel”. Sobre os passos dados nesta parceria, o deputado afirma que estes encontros têm dado resultado. Citando Fernando Pessoa, afirmou que “sempre vale a pena se a alma não é pequena”.

2017-06-27

OURÉM_ABERTURA DA ÉPOCA BALNEAR - 01 DE JULHO

Arranca no próximo dia 01 de Julho, a época balnear 2017, nas Piscinas Municipais de Ourém, de Caxarias e na Praia Fluvial do Agroal, com as entradas são gratuitas no dia de abertura.

Embora a abertura oficial seja apenas nesta data, a Ourémviva, entidade responsável pela gestão destes espaços decidiu abrir a Piscina de Ourém no dia 21 de junho com um horário mais reduzido (das 09 às 18h00). O horário a partir de 01 de julho é das 10h00 às 20h00.
As Piscinas Municipais de Caxarias vão funcionar das 14h00 às 21h00, a partir de 1 de julho.

Quanto ao Agroal, eleita Praia Fluvial do Ano, a novidade é que este este ano irá erguer a Bandeira Azul, galardão atribuído recentemente .

2017-06-27

FÁTIMA_ CEP PROMOVE PEDITÓRIO NACIONAL NAS MISSAS DE 2 JULHO PARA AS VITIMAS DOS INCENDIOS


A Igreja Católica promove um peditório nacional nas missas de 02 de julho para as vítimas dos incêndios, anunciou o porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

“Pedimos a todas as comunidades cristãs e a quem deseje associar-se que, além de outras iniciativas solidárias, dediquem a oração, o sufrágio e o ofertório do primeiro domingo de julho a esta finalidade”, afirmou o padre Manuel Barbosa, no final de uma assembleia plenária extraordinária da CEP e à margem das jornadas pastorais do episcopado português, que decorreram em Fátima.

Na leitura de uma mensagem da CEP, o sacerdote pediu ainda que a verba recolhida seja enviada para a Cáritas Portuguesa para que seja encaminhada “com brevidade para aqueles que necessitam”.

O porta-voz da CEP adiantou que os bispos portugueses acompanham “com dor, preocupação solidária e oração a dramática situação dos incêndios que provocaram numerosas vítimas e que estão a causar enorme devastação no país”.

2017-06-27

ALVAIÁZERE_VAI RECEBER INICIATIVA PARA ACELARAÇÃO DE NEGÓCIOS NA ÁREA DO TURISMO

O Município de Alvaiázere é um dos dinamizadores do programa de empreendedorismo para negócios ligados ao setor do turismo e produtos endógenos, iniciativa denominada “Tourism Up”.

A incubadora de negócios “Alvaiázere+” vai acolher uma oficina para divulgação do programa, no dia 12 de julho, pelas 14 horas, e selecionar um finalista que terá acesso direto ao programa de aceleração (bootcamp), que, em Alvaiázere decorrerá nos dias 29 e 30 de setembro.

A participação nos bootcamps inclui alimentação e estadia gratuitas. O programa disponibiliza 2000€ em prémio monetário e cerca de 3000€ de prémios em serviços dos parceiros, para o vencedor do Tourism Up.

Os quatro pilares estratégicos deste programa são os seguintes: 1) apoiar quem tem ideias no turismo, 2) gerar cultura empreendedora, 3) promover o acesso a financiamento (Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, Linha de Apoio ao Turismo Acessível, e a Linha de Apoio a Projetos Wifi em Centros Históricos), e 4) trabalhar com o ecossistema empreendedor.

O Tourism Up é um programa promovido pelo Turismo de Portugal e pela Territórios criativos, entidade parceira do Município de Alvaiázere, na dinamização da incubadora do concelho, um dos vetores do Programa “Alvaiázere+”.

As candidaturas ao Tourism Up podem ser efetuadas através da inscrição nas oficinas ou através do site www.tourismup.pt, até ao dia 7 de Setembro.

2017-06-27

MEDIO TEJO_PROGRAMA SIMPLEX INCLUI PROJETO PILOTO PARA 13 MUNICIPIOS NO MEDIO TEJO

Um projeto piloto de harmonização de procedimentos nas autarquias locais, abrangendo os 13 municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Médio Tejo, faz parte do novo programa de simplificação administrativa Simplex+2017, divulgado hoje pelo Governo.

O projeto da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, em colaboração com o ministro Adjunto e o Ministério da Economia, tem como objetivo “articular e harmonizar procedimentos municipais, designadamente, auditorias nas áreas do urbanismo e da contratação pública, licenciamento municipal e regulamentação, no sentido de facilitar e simplificar as relações que os investidores e cidadãos têm com os municípios”.

A medida pretende “dotar o setor público da administração local com novos métodos e soluções organizativas mais harmoniosas que favoreçam e reforcem uma atuação em rede, consolidando a competitividade municipal”, esclarece-se no ‘site’ do programa Simplex.

A área geográfica da CIM do Médio Tejo integra os concelhos de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha, com um total de 247.330 habitantes (Censos 2011).

A medida deverá ser concretizada até ao “primeiro trimestre de 2019”.

“O Simplex+2017 tem medidas de simplificação administrativa e legislativa e medidas de modernização dos serviços, com particular enfoque no atendimento”, informou uma nota do gabinete da ministra Maria Manuel Leitão Marques.

A elaboração de um roteiro de boas práticas autárquicas, por iniciativa da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, em colaboração com o ministro Adjunto, visa “desenvolver um repositório colaborativo e participativo” através do qual as autarquias divulguem “medidas de simplificação administrativa e regulamentar, promovendo sinergias”.

Já a medida “+Informação territorial para o cidadão”, a desenvolver até ao “quatro trimestre de 2018”, pretende “disponibilizar informação ao público sobre as Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) e as Servidões e Restrições de Utilidade Pública (SRUP)”, através do Sistema Nacional de Informação Territorial.

A iniciativa, que integra o desenvolvimento do Sistema de Submissão Automática para Publicação e Depósito de Instrumentos de Gestão Territorial já existente e a publicação automática desta informação territorial em ‘Diário da República’, prossegue “a transparência e simplificação da relação da administração pública com os cidadãos”.

A criação do Observatório de Políticas Públicas para a Coesão Territorial, a desenvolver pelo ministro Adjunto, prevê dar “apoio ao planeamento em matéria de políticas públicas transfronteiriças, agregando informação dispersa em múltiplos portais e plataformas”.

Segundo informação do ‘site’ do Simplex, a medida será desenvolvida em colaboração com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, nomeadamente instituições do ensino superior de regiões do interior do país, a concretizar até ao “primeiro trimestre de 2019”.

2017-06-27

OURÉM_MOCHILA AMIGA NO CENTRO COMUNITÁRIO DE VOLUNTARIADO DE OURÉM

No sentido de minimizar as dificuldades sentidas pelas famílias na aquisição de material escolar no início de cada ano letivo, está a decorrer mais uma edição da campanha “Mochila Amiga”, promovida pelo Município de Ourém.
A campanha “Mochila Amiga” decorre até 31 de agosto e tem como objetivo a recolha de mochilas e material escolar/didático novo ou usado (em bom estado de conservação) que será entregue a crianças sócio desfavorecidas do Município de Ourém.
Neste âmbito, pode entregar o seu donativo no Centro Comunitário de Voluntariado de Ourém de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00.


2017-06-27

OUREM_ALUNAS DE MULTIMÉDIA CRIAM LOJA ONLINE PARA ARTESÃOS DO CONCELHO

Seis alunas do curso de Multimédia da Escola Profissional de Ourém criaram um site, que tem o objetivo de promover o trabalho dos artesãos do concelho, foi hoje anunciado.

O projeto foi proposto pelo CLDS-3G de Ourém (Contrato Local Desenvolvimento Social 3.ª Geração do Concelho de Ourém) e desenvolvido por seis alunas do curso de Multimédia da Escola Profissional de Ourém: Catarina Sobreira, Cláudia Marques, Filipa Ribeiro, Liliana Pereira, Maria Inês Matos e Patrícia Pereira.

As alunas, refere uma nota de imprensa, foram responsáveis pela conceção do ‘site’, pelas fotografias nele contidas e pelos dados relativos aos artesãos e respetivos produtos.

O desenvolvimento do ‘website’ envolveu um conjunto de competências adquiridas ao longo da formação das alunas de multimédia quem para além de tirarem e trabalharem as fotografias, criaram o logótipo e desenvolveram toda a imagem da página.

Nelem os visitantes poderão encontrar vários tipos de peças de bijuteria, madeiras, têxteis, vimes de alguns artesãos da região, entre outros. É ainda possível proceder diretamente à sua encomenda na loja ‘online’.

O CLDS 3G iniciou a sua atividade em novembro de 2015 e visa aproximar a sua intervenção às necessidades reais das pessoas/famílias, combater as problemáticas sociais decorrentes da conjuntura económica e social atual em territórios afetados pelo desespero e por situações críticas de pobreza.

O CLDS 3G tem especial atenção à pobreza infantil e persistente e procura desenvolver ações a executar em parceria para promover a inclusão social.

2017-06-27