mynews

FÁTIMA_SANTUÁRIO DOA 30 MIL EUROS A VITIMAS DE INCÊNDIO DE MONCHIQUE

O Santuário de Fátima manifestou solidariedade com quem perdeu património no incêndio que deflagrou em 03 de agosto em Monchique, no Algarve, e vai doar 30 mil euros para apoio às vítimas desse fogo.

O Santuário “associa-se com uma dádiva de 30 mil euros à Cáritas Diocesana do Algarve para primeiras necessidades”, disse, citado pela agência Ecclesia, o cardeal António Marto, na apresentação das peregrinações de agosto e do Migrante e Refugiado a Fátima, que decorreram no domingo e hoje.

O bispo da Diocese de Leiria-Fátima adiantou que poderão ser disponibilizados “novos contributos” e manifestou “reconhecimento” a todos aqueles que no terreno combatem “a chaga social dos incêndios” e “solidariedade para com os que sofreram perdendo o seu património, casas”.


2018-08-13

LEIRIA_CENTRO HOSPITALAR TRABALHA NO LIMITE POR FALTA DE MÉDICOS

O presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), Helder Roque, admitiu hoje que o CHL trabalha "no limite" devido ao número insuficiente de médicos.

"Trabalhamos no limite, por continuarmos em algumas áreas a ter médicos em número insuficiente, assim como em muitas outras áreas de recursos humanos, e isso traduz-se em alguma falta de capacidade de resposta às legítimas necessidades da população pela qual somos responsáveis", afirma Helder Roque, citado numa nota de imprensa.

O responsável do CHL adiantou que o problema poderá ser resolvido em breve com a abertura de vagas para a contratação de clínicos, considerando que o reconhecimento desta carência pela tutela, ao atribuir 37 vagas a várias especialidades, "não deixa de ser uma boa notícia, porque o Centro Hospitalar merece".

Segundo a nota de imprensa, CHL vai poder reforçar os seus recursos humanos médicos, assim como aumentar a oferta de especialidades e serviços que disponibiliza aos seus mais de 400.000 utentes

Um despacho do Ministério da Saúde de 26 de julho, "define o número de vagas médicas a concurso, e atribui duas vagas a Nefrologia, o que significa que já a partir de setembro o CHL irá dispor desta nova especialidade, o que não deixa de constituir uma mais-valia para os doentes que diariamente acorrem aos três hospitais que compõem o Centro Hospitalar" (Hospital de Santo André, em Leiria, Hospital Distrital de Pombal e Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira).

No mesmo documento, o CHL reforça que a tutela "reconhece a carência de médicos na quase totalidade das especialidades existentes, e ainda em especialidades novas onde o CHL não dispõe de qualquer médico, e que são extremamente necessárias", como Angiologia e Cirurgia Vascular, Doenças Infecciosas e Nefrologia, e "que em breve poderão ser disponibilizadas neste Centro Hospitalar".

"Neste despacho não estão ainda previstas vagas para as especialidades de Angiologia e Cirurgia Vascular e Doenças Infecciosas, mas, ao serem classificadas como carenciadas, é expectável que estes médicos passem a ser recrutados por outras vias, e rapidamente se possa passar a dispor também destes novos serviços no CHL", acrescenta ainda a nota.

"Com estes dois despachos foi finalmente reconhecida a nossa carência de médicos, facto que insistentemente vínhamos alertando e denunciando ao longo de anos", afirma Helder Roque, advertindo que não está garantido ainda o reforço de médicos "se as vagas ficarem por preencher, e se os médicos acabarem por permanecer nos grandes hospitais de Lisboa, Porto e Coimbra, como tem acontecido em anteriores concursos".

O CHL é, desta vez, o quinto centro hospitalar do País com mais vagas atribuídas, 37 no total, "o que é significativo e um reconhecimento das fortes carências sentidas nesta instituição em termos de recursos humanos", conclui Helder Roque.


2018-08-13

OURÉM_ESTABELECE MEMORANDO DE ENTENDIMENTO COM RUSSELLS POINT (EUA)

O Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, deslocou-se no passado fim de semana ao Estado de Ohio, Estados Unidos da América, com o objetivo de formalizar a assinatura de um Memorando de Entendimento com vista ao estabelecimento de um vínculo de cidades irmãs entre Ourém e Russells Point.

Numa nota de imprensa o Município refere que, este acordo, o primeiro que Ourém efetua com um Município Americano, visa na sua essência dinamizar atividades que beneficiem ambos os municípios e os seus habitantes e promover uma parceria ao nível do Turismo. Saliente-se que neste Município existe um Santuário dedicado a Nossa Senhora de Fátima.

Esta visita permitiu ainda a assinatura de um Acordo com a American Society of Éphesus – Fundação George W. Quatman, que possibilitará o apoio por esta entidade à requalificação da Estrada da Ortiga (ligação entre a Igreja Paroquial e o Santuário da Ortiga). Esta intervenção permitirá a requalificação desta estrada através da construção de um corredor pedonal e melhoria do piso, é referido na mesma nota.

Nesta visita o Presidente Luís Miguel Albuquerque, acompanhado pela Presidente de Russells Point, Sra. Robin Reames e do Presidente da American Society of Éphesus, Sr. Bill Quatman, participou ainda na cerimónia religiosa que se realizou, como habitualmente, no dia 12 de agosto.
Esta missa que contou com a presença de cerca de três centenas de participantes, foi presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Cincinnati – D. Joseph R. Binzer.


2018-08-13

BATALHA_MUNICÍPIOS CONTRA AUMENTO DE TARIFÁRIOS PROPOSTOS PELA VALORLIS

Os representantes dos municípios acionistas da sociedade Valorlis - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A. estão contra a proposta de aumento dos valores dos tarifários em 2019, foi hoje anunciado.

Numa nota de imprensa divulgada pela Câmara da Batalha, os representantes dos municípios acionistas da Valorlis, que representam 49% do capital social da empresa gestora do Sistema Multimunicipal de Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos da Alta Estremadura, opõem-se à proposta, apresentada pela empresa, de valores a vigorar já em 2019 e projetados para 2021, que, de forma acumulada no período regulatório, representam um aumento de 85%.

Em causa estão os concelhos da Batalha, de Leiria, da Marinha Grande, de Ourém, de Pombal e de Porto de Mós.

O acionista maioritário da empresa é a Empresa Geral de Fomento (EGF).

Segundo o comunicado enviado pelo município da Batalha, liderado por Paulo Batista dos Santos (PSD), "os valores propostos, respetivamente de 36,04 euros por tonelada (+36,6% face a 2018) para vigorar no ano de 2019; 46,83 euros/tonelada para 2020 (+77,5% face a 2018) e 48,95 euros/tonelada para 2021 (+85,6% face a 2018) correspondem de forma acumulada a um acréscimo, sem justificação, de mais 22,57 euros/tonelada, face ao valor da tarifa fixado para 2018, de 26,38 euros/tonelada".

Para as autarquias abrangidas, a que corresponde uma população servida superior a 300 mil habitantes, "os novos tarifários foram apresentados sem observar os termos da recente alteração do regulamento tarifário do serviço de gestão de resíduos urbanos”.

Além disso, as câmaras mostram “grande preocupação pela degradação da qualidade do serviço de recolha seletiva dos ecopontos realizado pela Valorlis.

Esta valência, referem, "apresenta níveis de degradação sem paralelo recente".

2018-08-13

LEIRIA_AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL NA PRAIA DO PEDRÓGÃO

Uma ação de sensibilização ambiental vai ter lugar na terça e na quarta-feira, na Arena do Desporto, na praia do Pedrógão, no concelho de Leiria, foi hoje divulgado.

A iniciativa integra uma exposição, com “apelos de comportamento e regras para cumprir na floresta, de modo a evitar os fogos florestais”, jogos e ateliers do ambiente, jogos tradicionais e, para as crianças e jovens, um festival de insufláveis e uma festa da espuma.

Promovido pela Associação Juvenil Ambiente Património, em parceria com a Associação Cultural Desportiva e Promotora da Praia do Pedrógão, o evento promete “dois dias de grande animação e sensibilização ambiental, que ajudarão a apelar ao uso adequado da floresta".


2018-08-13

ALVAIÁZERE_AUDIÇÕES PARA NOVOS CORALISTAS DO CORAL ALVA CANTO

O Coral Alva Canto está a promover ensaios abertos e audições de pessoas interessadas em ingressar no grupo.

Os ensaios decorrem às sextas-feiras, pelas 21:00, a partir do dia 14 de setembro. O local habitual dos ensaios é na Casa da Cultura, em Alvaiázere, mas com o intuito de se promover o ingresso de coralistas de outras freguesias, vão decorrer dois ensaios descentralizados, um no próximo dia 21 de setembro, no Centro Cultural de Pussos e outro no dia 28 de setembro, em Maçãs de Dona Maria, no auditório da Junta de Freguesia.

A Direção da Alva Canto – Associação de Cultura deixa assim o convite a toda a comunidade para experimentar cantar em grupo e juntar-se ao Coral Alva Canto, não é necessário ter qualquer conhecimento de música; basta ter mais de 13 anos, gostar de cantar e, principalmente, de se divertir, refere a Associação numa nota de imprensa.

2018-08-13

PAMPILHOSA DA SERRA_BANDEIRA DE OURO HASTEADA NA PRAIA DE SANTA LUZIA

A Quercus e a Câmara de Pampilhosa da Serra vão hastear a "bandeira qualidade de ouro 2018", na terça-feira, às 15:00, na praia de Santa Luzia, na albufeira homónima, no concelho de Pampilhosa da Serra, foi hoje divulgado.

A associação ambientalista “pretende, assim, associar-se ao esforço e trabalho de recuperação" de uma zona que no ano de 2017 foi “duramente afetada pelos incêndios”, sofrendo “um dos maiores atentados ambientais” da história recente do país, ao que se “somou a perda irrecuperável de dezenas de vidas humanas”, sublinha a Quercus numa nota hoje enviada à agência Lusa.

“Esta ocasião é um contributo que pretende chamar a atenção para os valores intrínsecos que permanecem e são garantia de qualidade”, acrescenta a Quercus, recordando que, “este ano, foram galardoadas 390 praias com 'qualidade de ouro', das quais 342 são praias costeiras, 39 são praias interiores e nove são de transição”.

A praia de Santa Luzia, no rio Unhais (afluente do Zêzere), no concelho de Pampilhosa da Serra (distrito de Coimbra), tem obtido a classificação ‘excelente’ desde 2011.

2018-08-13

FÁTIMA_ALUNOS DA ESCOLA DE HOTELARIA DE FÁTIMA NAS ETAPAS REGIONAIS DO JOVEM TALENTO NACIONAL 2018

A Escola de Hotelaria de Fátima está uma vez mais representada na 7ª edição do Concurso Nacional Jovem Talento da Gastronomia 2018.

Entre alunos e ex-alunos, a EHF conta com 10 representantes nas 3 Etapas Regionais, que decorrerão de Norte a Sul do país, e que foram apurados com base nas receitas inscritas. refere a instituição numa nota de imprensa.

Esta é a 7ª edição do concurso Jovem Talento da Gastronomia que percorre o país à procura do futuro de Portugal! Esta iniciativa da Inter-Magazine - Edições do Gosto é composta por 3 etapas regionais e culmina na final nacional que reúne os concorrentes com melhores pontuações e onde o talento é revelado em cada uma das áreas a concurso. Trata-se de um concurso composto por 8 provas distintas: Artes da Mesa; Barman Inter Magazine; Cozinha Makro; Cozinha com Polvo Nacional Brasmar; Cozinha com Legumes Bonduelle; Tradição com Arroz Bom Sucesso; Pastelaria Espiga e Petiscos com Super Bock Selecção 1927.

Podem concorrer todos os estudantes de hotelaria e restauração a frequentar as escolas em Portugal, ou jovens empregados que tenham terminado os estudos no ano letivo anterior ao ano corrente, e que tenham idade igual ou inferior a 25 anos.

A Final Nacional do Jovem Talento da Gastronomia deste ano acontece nos dias 4 e 5 de Dezembro, na Escola de Hotelaria de Fátima, onde no dia 5, acontece também o Fórum: Que Futuro para a Gastronomia de Portugal, onde estarão reunidos os profissionais do presente e futuro.


2018-08-13

BATALHA_VOLUNTARIADO JOVEM APOIA INSTITUIÇÕES LOCAIS

O Programa Municipal de Voluntariado Jovem no concelho da Batalha, que decorre até 14 de setembro, envolve cerca 150 jovens, que se encontram a desenvolver diferentes tarefas de apoio a instituições locais, bombeiros e serviços municipais.

Promovido pela Câmara da Batalha, no distrito de Leiria, em parceria com instituições sociais e os Bombeiros Voluntários da vila, o programa desenvolve “ações de voluntariado jovem, no período das férias escolares, com o objetivo de proporcionar aos jovens residentes no concelho uma experiência de voluntariado e de participação cívica em diferentes projetos”.

O programa envolve jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 25 anos, que podem optar por realizar uma atividade voluntária durante um período pretendido, entre os meses de julho e setembro, nas áreas de apoio a idosos e crianças, saúde, biblioteca, cultura/património, turismo, loja social e canil municipal.

“O sucesso” do programa “releva bem a generosidade e dinâmica dos jovens locais, constituindo uma aposta ganha e para reforçar no futuro”, afirma o presidente do município, Paulo Batista Santos, adiantando que a câmara admite alargar, a partir do próximo ano, “as atividades de voluntariado a ações de prevenção e promoção da natureza e floresta”.


2018-08-13

FÁTIMA_ESCOLA DA LOMBO D'ÉGUA ACOLHE ESCOLA DE FORMAÇÃO DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS

O edifício municipal da antiga escola do Primeiro Ciclo da Lombo d´Égua, na freguesia de Fátima, acolhe no início do próximo ano letivo de forma mais centralizada os projetos formativos da Associação dos Bombeiros Voluntários de Fátima.

Após pequenas obras de readaptação dos espaços interiores e exteriores, a Escola de Formação entrará em funções em outubro deste ano, com a formação de Infantes (para crianças entre os 6 e os 14 anos de idade), Cadetes (15 e 16 anos) e Estagiários (a partir dos 17 anos).

As pré-inscrições estão abertas e devem ser enviadas para a Associação Humanitária dos BV de Fátima: geral@bvfatima.pt. A Associação reitera que qualquer cidadão dos 17 aos 45 anos de idade que pretenda ser Bombeiro Voluntário pode fazer a sua inscrição.

Para o presidente, Amorim Gonçalvese e para o Comandante, Gaspar dos Reis, este projeto será uma mais-valia para a Corporação e também para a Comunidade Fatimense ao ser criada mais uma área de ocupação e aprendizagem para as crianças e os jovens.

O projeto visa melhorar a cultura de Segurança das sociedades modernas. “Os Bombeiros de Fátima pretendem, a par das Instituições de Ensino locais, com os seus Clubes de Proteção Civil e Socorrismo, contribuir para a construção de um futuro melhor na Prevenção e Segurança Contra Incêndios e outras Emergências, para que possamos ter uma Sociedade Civil mais prevenida e resiliente”, refere uma nota de imprensa citando o Presidente e o comandante dos bombeiros voluntários de fátima.

Atualmente com doze (12) estagiários e dois (2) cadetes em formação espera-se que com a Escola de Formação, um espaço mais adaptado às exigências formativas, seja possivel evoluir na formação ministrada e nas ações de treino, permintido a prestação de um socorro de qualidade e um melhor serviço à comunidade”, refere a cooprporação na nota enviada à Abc Portugal.

A inauguração da Escola decorrerá em outubro, em data a anunciar.

2018-08-13

TOMAR_BALANÇO DO FESTIVAL BONS SONS

O Festival Bons Sons, em Cem Soldos, Tomar, apresentou este ano 48 concertos e recebeu 38.500 visitantes, o maior número de sempre, numa edição que voltou a inovar nas medidas de redução da pegada ecológica.

De acordo com o balanço feito pela organização, o festival, que terminou no domingo, foi “memorável” e “terminou de coração cheio”, com a apresentação de 48 concertos programados nos oito palcos, distribuídos por vários pontos da aldeia, num total de 202 artistas.

Paralelamente, o Auditório recebeu três espetáculos de artes performativas, duas sessões de cinema, uma instalação artística e uma mesa redonda.

No Armazém, decorreram 11 sessões de música para bebés e 12 oficinas.

Acresce ainda a este balanço uma exposição, oito concertos inesperados e um pedido de casamento, afirma a organização, sublinhando que se tratou da edição do festival com maior número de visitantes de sempre.

No que respeita a alterações, este ano foram dados a conhecer “recantos da aldeia que, para muitos, ainda permaneciam desconhecidos”.

Foi o caso do novo palco Zeca Afonso, por onde passaram músicos e bandas como PAUS, Zeca Medeiros, Mirror People e Slow J, Linda Martini, The Lemon Lovers e Peltzer.

Alguns dos outros palcos já conhecidos apresentaram-se com novos formatos e nomes, como é o caso do Tarde ao Sol, no adro da Igreja de S. Sebastião, que deu lugar ao palco Amália, passando a receber concertos também à noite.

Por esse palco passaram artistas como Norberto Lobo, Miguel Calhaz, João Afonso, Ela Vaz e Fado Violado.

O Auditório de Cem Soldos também mudou de nome e passou a chamar-se Auditório Agostinho da Silva, não só durante o festival - onde recebeu programação ligada às artes performativas, pela Materiais Diversos, e cinema, via Curtas em Flagrante, ou atividades dedicadas a crianças -, mas durante o ano inteiro.

Fora dos palcos, os concertos inesperados surpreenderam os visitantes com Salvador Sobral, Selma Uamusse, Tomara, António Bastos, Miguel Calhaz, Zeca Medeiros, Moonshiners e Lena d'Água e Primeira Dama a ocupar as varandas e escadarias das casas.

Este foi também um festival mais sustentável, que, além de continuar as medidas ecológicas desenvolvidas nas edições anteriores, introduziu novas mudanças que contribuíram para a diminuição da sua pegada ambiental.

Além da reutilização de materiais, da diminuição dos resíduos produzidos e dos sistemas de recolha e tratamento mais eficazes, o Bons Sons reforçou os sanitários secos e introduziu urinóis-fardo de palha em toda a zona do campismo que pouparam água e valorizam o ciclo natural.

Outra medida de “sucesso” nesta edição foi o conceito ‘cashless’, ou seja, o pagamento feito com recurso à pulseira do festival, carregada previamente, “evitando contas de cabeça e dinheiro perdido nos bolsos”.

A pensar nos vários tipos de público, o festival ofereceu, não só um cartaz com diferentes estilos musicais, mas também ações para crianças e para as famílias e atividades paralelas.

As pessoas com mobilidade reduzida foram também uma preocupação dos organizadores, pelo que os palcos foram dotados de plataformas elevadas individuais ou de zonas de visibilidade privilegiada que permitiram, aos visitantes em cadeira de rodas, assistirem aos concertos entre a multidão, de forma segura.

2018-08-13

ANSIÃO_JOVEM DE 20 ANOS MORRE DURANTE CORTE DE ÁRVORE

Um jovem de 20 anos morreu hoje após ser atingido por um pinheiro, quando ajudava no seu corte, em Outeiro da Lagarteira, em Ansião, disse à Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários do concelho.

De acordo com o comandante dos Bombeiros Voluntários de Ansião, António Marques, o jovem estava a ajudar o pai, mas "desconhece-se as razões do acidente".

"O jovem sofreu ferimentos gravíssimos e estava em paragem cardiorrespiratória quando chegámos ao local. Pedimos o apoio da SIV [ambulância de suporte imediato de vida] de Avelar e da viatura médica de emergência e reanimação do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, que vieram a confirmar o óbito no local", esclareceu António Marques.

O comandante referiu ainda que a vítima morava perto da localidade, no distrito de Leiria, e era estudante universitário de Enfermagem.

Foi solicitado apoio psicossocial da parte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) "para apoiar a família".

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria, o alerta foi dado perto das 12:00 e estiveram no local 14 operacionais, apoiados por cinco viaturas.


2018-08-10

TOMAR_PRISÃO PREVENTIVA POR FURTOS E TRÁFICO DE ARMAS

O Comando Territorial de Santarém, através do Núcleo de Investigação Criminal de Tomar, no dia 8 de agosto, deteve um homem com 37 anos, por suspeita de furto de veículos, em estabelecimentos e residências, tráfico de armas e ameaças, naquela localidade.

Durante a investigação, que decorria há quatro meses, apurou-se que o detido é suspeito de 22 furtos, ocorridos principalmente no concelho de Tomar, sendo ainda suspeito de um crime de tráfico de armas e de um crime de ameaças. No âmbito das diligências de investigação foram realizadas duas buscas domiciliárias, onde foram apreendidas três caçadeiras, dois veículos ligeiros, um motociclo e diverso material informático.

O detido, que já tinha cumprido 19 anos de prisão efetiva, encontrando-se há dois anos em liberdade, de forma reiterada praticava furtos em residências pernoitando nas mesmas. Foi presente a 1º interrogatório no Tribunal Judicial de Santarém, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.


2018-08-10

SANTARÉM_PJ DETEVE UM HOMEM QUE EXTORQUIU 15 MIL EUROS A NULHER QUE CONHECEU NA INTERNET

A Polícia Judiciária deteve, em Santarém, em flagrante delito um homem de 49 anos por extorsão sexual de 15 mil euros a uma mulher.

Em comunicado hoje divulgado, a PJ adianta que a investigação começou em julho após a denúncia da vítima, uma mulher de 56 anos, que conheceu o homem através de um site de encontros.

Depois de a vítima ter enviado fotografias suas em poses íntimas, o homem exigiu dinheiro ameaçando com a divulgação das imagens junto de familiares e amigos da mulher.

Segundo s PJ, em oito meses, “a vítima ter-lhe-á entregue mais de 15 mil euros”.

A Polícia Judiciária alerta para o aumento significativo de queixas por crimes de devassa da vida privada e de extorsão associados ao uso das redes sociais, aconselhando que a respetiva utilização não envolva a exposição íntima e sexual dos seus utilizadores.

2018-08-10

OURÉM_REUNIÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE OURÉM – 06 DE AGOSTO

O Salão Nobre do Edifício-sede do Município de Ourém recebeu a primeira Reunião da Câmara Municipal de Ourém de agosto, e como tal aberta à participação do público e da comunicação social

No periodo de antes da ordem do dia, o Presidente Luís Miguel Albuquerque apresentou dois votos de congratulação: o primeiro pelo 9º aniversário da Vila de Olival e o segundo dirigido a todos os participantes na iniciativa “Mercado Social”, APDAF Sénior, Centro de 3.ª Idade de Gondemaria, Centro Social de Matas, Fundação Dr. Agostinho Albano de Almeida e Santa Casa da Misericórdia Fátima-Ourém.agradecendo-lhes a sua participação, fazendo votos que possam renovar a sua participação na próxima edição. «Este é um evento que queremos renovar e dinamizar, tendo para isso um novo local em estudo para a iniciativa», referiu o presidente.

O executivo camarário apresentou ainda uma declaração de congratulação pela realização do espetáculo “Vagar” na Vila Medieval de Ourém.

Entre vários assuntos de gestão corrente, foi aprovada a alienação da antiga viatura do Presidente da Câmara, bem como do lote nº 30 sito na Zona Industrial de Ourém, este aprovado por maioria com os votos contra dos vereadores do Partido Socialista por discordarem do preço proposto para a alienação.

A alteração da designação do Centro de Negócios de Ourém, que passa a designar-se Centro Municipal de Exposições, e as normas de utilização e funcionamento do espaço foram também aprovadas por maioria com a abstenção dos vereadores do PS, e o regulamento do Cemitério Municipal e da Casa Mortuária, que será agora sujeito a consulta pública, bem como a proposta de memorando para o estabelecimento de um vínculo entre Ourém e Russlls Point, Ohio (Estados Unidos da América), foram ambos aprovados por unanimidade.


2018-08-09

MARINHA GRANDE_CÂMARA ALERTA QUE ÁGUAS EM DUAS ZONAS SÃO IMPRÓPRIAS PARA BANHOS

O município da Marinha Grande alertou hoje que as águas junto à foz do rio Lis, em Vieira de Leiria, e do Ribeiro de São Pedro, em São Pedro de Moel, são impróprias para banhos.

Na sequência de uma comunicação da Unidade de Saúde Pública (USP) à Câmara da Marinha Grande, no distrito de Leiria, a autarquia, liderada por Cidália Ferreira (PS), apelou à população para não utilizar as duas zonas para banhos.

Embora ambos os locais não estejam considerados como zona balnear identificada, o município refere, numa nota de imprensa, que estas águas são frequentadas por muitos banhistas e veraneantes, "pelo que se justifica uma atenção especial, no que respeita às condições de segurança, salubridade e qualidade da água".

No comunicado, a autarquia informa que está a acompanhar a situação e irá promover a monitorização sistemática da qualidade das águas do rio Lis e do ribeiro de São Pedro, nomeadamente através da realização de análises periódicas, por forma a precaver qualquer situação que possa colocar em causa a saúde pública.

A autarquia aconselha a população e turistas a utilizar as praias balneares de Vieira de Leiria, Pedras Negras, Praia Velha e São Pedro de Moel, por terem "vigilância, acessibilidades e controlo da qualidade da água".

De entre as praias balneares do concelho, Vieira de Leiria e São Pedro de Moel foram distinguidas como praias acessíveis pela Administração da Região Hidrográfica, por estarem dotadas das condições necessárias para que os cidadãos com mobilidade condicionada possam aceder aos areais e, sempre que possível, também à água, refere a autarquia.

São Pedro de Moel, Pedras Negras e Praia Velha foram, mais uma vez, classificadas como "Praia com Qualidade de Ouro", pela Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, que anualmente distingue as praias costeiras e fluviais com melhor qualidade da água.

Já as praias Vieira Norte (a norte da foz do rio Lis), Samouco, Concha, Valeiras e Água de Madeiros (na área situada no concelho da Marinha Grande) são desaconselhadas para utilização, por não serem consideradas como águas balneares pela Agência Portuguesa do Ambiente, adverte ainda a autarquia.

2018-08-07

OURÉM_DETIDO SUSPEITO DE MAIS DE 30 FURTOS NO DISTRITO DE SANTARÉM

Um homem suspeito de mais de 30 furtos de veículos e em residências e estabelecimentos comerciais em vários concelhos do distrito de Santarém foi detido e vai aguardar julgamento em prisão preventiva, divulgou hoje a GNR.

O homem, de 27 anos, foi detido pelo Núcleo de Investigação Criminal de Tomar, na última sexta-feira, na sequência de uma investigação que decorria há mais de seis meses e que ainda prossegue, adiantou à agência Lusa o comandante do Destacamento Territorial de Santarém da GNR, Pedro Inácio.

Em comunicado, a guarda indicou que a investigação permitiu apurar que “o detido é suspeito de mais de 30 furtos, nomeadamente de veículos e em residências e estabelecimentos comerciais, em todo o distrito de Santarém”.

Balcões dos CTT, bombas de combustível e lojas de material informático de grandes superfícies comerciais estão entre os estabelecimentos onde ocorreram os furtos, efetuados maioritariamente nos concelhos de Entroncamento, Torres Novas, Tomar e Ourém, acrescentou o comandante.

De acordo com a GNR, os bens furtados “têm um valor comercial de milhares de euros e eram transacionados quase de imediato em contrapartida de produto estupefaciente”.

A operação incluiu ainda duas buscas, uma domiciliária e outra ao veículo do suspeito, onde “foi detetado e apreendido um computador portátil e uma televisão, ambos furtados”, pode ler-se no comunicado.

O detido, que se encontrava a cumprir pena suspensa por furto qualificado, foi presente ao Tribunal de Ourém, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.


2018-08-07

FÁTIMA_PJ DETEVE HOMEM SUSPEITO DE VIOLAÇÃO DURANTE SESSÃO DE EXORCISMO

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de um homem, de 79 anos, que terá usado a sua atividade de exorcista para agredir sexualmente a vítima, na quarta-feira, em Fátima.

O homem, que é suspeito de um crime de violação, "aproveitando a sua atividade de exorcista e explorando a fragilidade da vítima, especialmente vulnerável, constrangeu-a à prática de atos sexuais de relevo, após a ter colocado na impossibilidade de resistir", refere a PJ, em comunicado.

A vítima teve de ser conduzida a um estabelecimento hospitalar para receber cuidados de saúde, acrescenta.

Segundo a PJ, "o arguido, fazendo-se ainda passar por padre, desenvolvia a atividade de exorcista, amplamente divulgada, levando inúmeras pessoas em dificuldades várias a consultá-lo e auspiciando uma eventual ajuda da sua parte, cobrando honorários".

A PJ refere que, por estes factos, também está a ser investigada "a eventual prática do crime de burla qualificada".



2018-08-03

FÁTIMA_BISPO DE CABO VERDE PRESIDE À PEREGRINAÇÃO DE AGOSTO

O bispo de Santiago, de Cabo Verde, Arlindo Gomes Furtado, preside em Fátima à peregrinação internacional aniversária de 12 e 13 de agosto, que assinala a quarta aparição, anunciou o santuário.

O Santuário de Fátima anunciou ainda que a data assinala, além da quarta aparição, a peregrinação do migrante e do refugiado, que marca o arranque da semana nacional das migrações, e que congrega, na Cova da Iria, migrantes de várias partes do mundo.

O início da peregrinação tem lugar no dia 12, às 18:30 na Capelinha das Aparições. À noite, haverá a recitação do Rosário, seguida da Procissão das Velas e Missa da Vigília, no Recinto de Oração.

A missa da peregrinação terá a tradicional oferta do trigo, pelos peregrinos, no momento da apresentação dos dons, informa ainda o Santuário, referindo que este gesto característico realiza-se desde 13 de agosto de 1940, quando um grupo de jovens da Juventude Agrária Católica, de 17 paróquias da diocese de Leiria, ofereceu 30 alqueires de trigo destinados ao fabrico de hóstias para consumo no Santuário de Fátima.

Desde então, os peregrinos, já não só de Leiria mas também de outras dioceses do país, e até do estrangeiro, têm vindo a dar continuidade, ano após ano, a este ofertório, que se realizará pela 78.ª vez.

Até ao momento estão inscritos nos serviços do Santuário de Fátima cerca de 1.200 peregrinos, organizados em 16 grupos, provenientes de Portugal, Espanha, Itália, França, Polónia, Alemanha, Irlanda, Bélgica, Áustria, Iraque e Guiné-Conacri.

Segundo o Santuário, o cardeal Arlindo Gomes Furtado é bispo da diocese de Santiago desde 2009. Nasceu a 4 de outubro de 1949, em Figueira das Naus, na ilha do Santiago, em Cabo Verde.

Depois de exercer funções como reitor do Seminário Menor de São José, em Santiago, entre 1978 a 1986, retomou os estudos nesse mesmo ano, em Roma, licenciando-se em Ciências Bíblicas pelo Instituto Bíblico de Roma.

Em 2015 recebeu as insígnias cardinalícias do papa Francisco, tornando-se no primeiro cardeal de Cabo Verde.

A 46.ª Semana de Migrações tem como tema: "Cada forasteiro é ocasião de encontro, Migrantes e Refugiados no caminho para Cristo" e decorre entre 12 e 19 de agosto.


2018-08-03

FÁTIMA_CENTRO DE DIA PARA DOENTES DE ALZHEIMER

O Centro de Dia para Doentes de Alzheimer da Santa Casa da Misericórdia de Fátima-Ourém, já está licenciado, refere a instituição na sua página das redes sociais.

O centro de dia destina-se a doentes de Alzheimer em fase inicial e intermédia da doença. É a concretização de uma necessidade sentida por doentes e familiares e resulta da parceria com a Paróquia de Fátima, Alzheimer Portugal e BPI Sénior.

Desde 2007 a Misericórdia de Fátima-Ourém disponibiliza gratuitamente o serviço de apoio psicossocial e treino cognitivo a doentes que ainda permanecem nas suas casas e apoio psicoeducacional aos cuidadores, no âmbito de uma parceria com a Alzheimer Portugal.

O Centro de Dia para Doentes de Alzheimer agora licenciado corresponde a uma necessidade há muito sentida por doentes e cuidadores. pode ler-se na sua página.

Com capacidade para 15 doentes, funcionará a partir de 3 de setembro de 2018 nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, e baseia-se num modelo especializado de intervenção terapêutica, de apoio psicossocial e reabilitação cognitiva, que favorece o retardamento dos efeitos da doença e a continuidade no meio sócio familiar do doente.

2018-08-03