Alvaiázere - Câmara promove mês da educação dedicado à reflexão sobre liberdade e democracia

A Câmara de Alvaiázere promove a partir de sexta-feira e até 23 de março o mês da educação, propondo uma reflexão sobre liberdade e democracia no ano em que se assinala o 50.º aniversário do 25 de Abril.

“Este ano, o ‘AlvaEduca’ tem como tema central ‘Liberdade - Direitos e Deveres em Democracia’, em consonância com os 50 anos de comemoração do 25 de Abril”, divulgou aquela autarquia do distrito de Leiria, explicando que o programa de atividades “visa refletir sobre os direitos conquistados com a Revolução de Abril e os deveres de cada cidadão para manter uma democracia saudável”.

Numa nota de imprensa, o município adiantou que a iniciativa se destina principalmente à comunidade escolar, mas com um programa abrangente para toda a comunidade.

“Durante o ‘AlvaEduca’ serão desenvolvidas diversas atividades pedagógicas, culturais e desportivas, incluindo exposições, espetáculos teatrais e musicais, sessões de formação, entre outras iniciativas”.

À agência Lusa, a vereadora com o pelouro da Educação, Ana Faria, afirmou que o objetivo é o de que “as crianças, os jovens e os mais velhos que estão envolvidos em toda a comunidade educativa do concelho possam fazer uma reflexão sobre aquilo que foram os direitos conquistados com a própria Revolução de Abril”, mas, ao mesmo tempo, os deveres, “tentando incutir nos mais jovens a importância da cidadania ativa”.

“São atividades que, de uma forma subliminar, vão passando uma mensagem”, declarou Ana Faria.

Nas atividades, vão estar envolvidas desde crianças que frequentam creches a alunos do ensino secundário e profissional, assim como utentes da Universidade Sénior e do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, da Associação da Casa do Povo de Alvaiázere, respeitando também o princípio de educação inclusiva, assinalou a autarca.

Destacando que o ‘AlvaEduca’ é uma bandeira do município, que ampliou de uma semana para um mês de atividades, de forma a passar “uma mensagem mais forte”, Ana Faria reconheceu que “há sempre uma grande expectativa” dos alunos, sobretudo do Agrupamento de Escolas e do polo de Alvaiázere da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó.

“É uma atividade para continuar”, garantiu ainda Ana Faria.

A edição de 2024 do ‘AlvaEduca’ arranca na tarde de sexta-feira, no pavilhão desportivo de Alvaiázere, com a abertura de duas exposições, uma de colecionismo e outra sobre tráfico de pessoas, terminando em 23 de março com a peça de teatro “Lusíadas?”, pelo grupo de Teatro Amador de Pombal.

Lusa
2024--03-01

voltar

ENTRE EM CONTACTO

PARA QUALQUER ESCLARECIMENTO, NÃO HESITE EM NOS CONTACTAR