Fátima - Bispo de Leiria-Fátima apela a consensos para proteger os pobres face à crise

O bispo de Leiria-Fátima, José Ornelas, manifestou hoje o desejo de que os responsáveis políticos, nacionais e internacionais, procurem o consenso para ultrapassar as dificuldades económicas provocadas, nomeadamente, pela guerra na Ucrânia.


"Que os mais pobres não sejam eles, de novo, a pagar a fatura do que estamos a viver", disse José Ornelas em conferência de imprensa no âmbito da peregrinação de 12 e 13 de outubro ao Santuário de Fátima.

O prelado, que é também presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), assegurou que este "é um tema que a Igreja acompanha, preocupada com os mais pobres".

José Ornelas, que aludiu a 2022 como "um ano marcado por acontecimentos complicados a nível mundial", destacando a guerra na Ucrânia, que "põe em causa não só a segurança dos ucranianos, como dos povos vizinhos", frisou que "em Fátima, o tema da paz, da preocupação com o mundo e o seu futuro" está sempre presente.

O bispo abordou ainda a caminhada sinodal que a Igreja Católica está a viver, e que culminará no Vaticano no próximo ano, caracterizando-a como "um movimento de mudança".

No encontro com os jornalistas, participou também o reitor do Santuário de Fátima, Carlos Cabecinhas, que apresentou os números da afluência de grupos organizados ao templo mariano desde janeiro.

Segundo o reitor, "até final de setembro foram 2.133 os grupos de peregrinos" registados no Santuário, 1.340 dos quais estrangeiros, o que significa um aumento de mais de um milhar de grupos em relação a todo o ano de 2021.

"Outubro é para os estrangeiros o mês de maior presença no Santuário", adiantou Carlos Cabecinhas, apontando Espanha, Polónia e Itália como os três países de com maior presença na Cova da Iria.

Já os grupos asiáticos registam, ainda, "números longe dos registados no período pré-pandemia".

Carlos Cabecinhas aproveitou a ocasião para abordar, também, a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e a participação que o Santuário quer ter nessa grande iniciativa que congregará jovens de todo o mundo em Lisboa, em agosto do próximo ano, e que será encerrada pelo Papa.

"O Papa estará em Fátima em 2023. Virá no contexto da JMJ, ainda sem data concreta", disse o reitor, acrescentando que o Santuário está a preparar um conjunto de iniciativas para o período que precede e se segue à Jornada.

Em maio, a peregrinação de 12 e 13 contará com a presença dos símbolos da JMJ - a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani --, ao mesmo tempo que está a ser preparada uma "aldeia jovem", que funcionará no período imediatamente antes e imediatamente após o encontro mundial de Lisboa.

O novo ano pastoral do Santuário de Fátima, a iniciar em 26 de novembro, terá também como tema orientador a JMJ, com programação virada para os jovens que por ali passarão nos próximos meses.

Subordinado ao tema da própria Jornada, definido pelo Papa Francisco -- "Maria levantou-se e partiu apressadamente" -- o ano pastoral do Santuário vai apresentar no seu itinerário "uma série de iniciativas pastorais e logísticas, de forma a ser o lugar de encontro da juventude portuguesa e mundial", que participa na JMJ e que se apreste a fazer "a experiência de um encontro com Deus através de Nossa Senhora", informou o Santuário de Fátima.

"A partir do início do próximo ano serão desenvolvidos workshops e diversas propostas de reflexão e oração, em formato de itinerário do peregrino, com esquemas de oração e vivência espiritual de Fátima", adiantou o jornal Voz da Fátima, especificando que haverá um programa de workshops, de cerca de 25 minutos cada, em torno de quatro temáticas: Adoração, Imaculado Coração, Oração do Rosário e Sacrifício.

Estes encontros acontecerão ao longo do dia, em diferentes horas e espaços do Santuário, em português, espanhol inglês e francês.

Em preparação está também o lançamento de seis caminhos para peregrinar a Fátima, partindo de locais próximos, e com percursos entre os cinco e os 15 quilómetros.

Caminhos com Santa Jacinta Marto, com o Anjo da Paz, com a Senhora do Rosário, com a Irmã Lúcia de Jesus, com o Imaculado Coração de Maria e com São Francisco Marto compõem este programa de peregrinação.

Lisboa foi a cidade escolhida pelo Papa Francisco para a próxima edição da Jornada Mundial da Juventude, que vai decorrer entre os dias 01 e 06 de agosto de 2023, com as principais cerimónias a terem lugar no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, na margem ribeirinha do Tejo, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures.

A edição de 2023, que será encerrada pelo Papa, esteve inicialmente prevista para este ano, mas foi adiada devido à pandemia de covid-19.

 
2022-10-12

voltar

ENTRE EM CONTACTO

PARA QUALQUER ESCLARECIMENTO, NÃO HESITE EM NOS CONTACTAR