Fátima - Santa Casa da Misericórdia de Fátima-Ourém lançou a primeira pedra da nova Sede e Estrutura Residencial para Idosos

A Santa Casa da Misericórdia de Fátima-Ourém viveu este sábado um dia de festa, com o lançamento da primeira pedra de um novo equipamento há muito desejado: a nova sede e a Estrutura Residencial para Idosos da instituição. Um projeto ambicioso, orçado em mais de quatro milhões de euros, que a instituição quer apresentar à comunidade num prazo de dois anos.

A nova sede e estrutura residencial para idosos da Santa Casa da Misericórdia de Fátima-Ourém ficará instalada em Moimento e vai albergar as várias valências da instituição: a estrutura residencial para idosos, o serviço de apoio domiciliário, o centro de convívio e o gabinete de apoio ao familiar e doente de Alzheimer. No que respeita ao centro de dia para doentes de Alzheimer continuará a funcionar no Salão Paroquial de Fátima, num espaço cedido pela Paróquia de Fátima.

Na cerimónia de lançamento da primeira pedra do projeto, a Provedora da instituição, Fernanda Rosa, lembrou as várias dificuldades já ultrapassadas até chegar a este momento, agradeceu a todos os que já deram o contributo a este projeto e à Câmara Municipal de Ourém, à Junta de Freguesia de Fátima, à Segurança Social e ao Santuário e à Paróquia de Fátima, pelo contributo que deram e que foi determinante para a concretização deste sonho antigo.

Na sua intervenção, Renato Bento, Diretor da Segurança Social de Santarém, enalteceu a coragem e resiliência da Santa Casa da Misericórdia de Fátima-Ourém e manifestou disponibilidade para apoiar a instituição no decorrer do projeto, com todos os serviços da Segurança Social disponíveis. 

O Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, encerrou as intervenções oficiais e mostrou toda a sua satisfação pelo momento vivido, enaltecendo, a coragem da Santa Casa por num período tão conturbado avançar para este desafio, reconhecendo a importância destas iniciativas para a comunidade e para o futuro do concelho.

O autarca reafirmou a disponibilidade da Câmara Municipal para continuar a apoiar o projeto, e numa primeira fase, e em linha com o que tem sido estabelecido com as restantes instituições do setor, a autarquia poderá apoiar com um valor até 50% da quantia não financiada, até ao limite de 250 mil euros, embora mostre disponibilidade para prestar outros apoios que se mostrem necessários ao longo do processo. 

O Presidente da Câmara sublinhou ainda a relevância das várias parcerias estabelecidas com a Santa Casa da Misericórdia de Fátima-Ourém, nomeadamente o projeto EMMILEA ou o projeto Bata Branca.

A cerimónia encerrou com a bênção da primeira pedra pelo Padre Rui Marto.

2023-09-26

voltar

ENTRE EM CONTACTO

PARA QUALQUER ESCLARECIMENTO, NÃO HESITE EM NOS CONTACTAR