Ourém - Cerimónias Oficiais do Dia do Município de Ourém

O Município de Ourém assinalou o seu feriado municipal com um vasto programa oficial de celebrações, que começou com a tradicional cerimónia do Hastear das Bandeiras do Dia do Município de Ourém, e terminou  no Teatro Municipal de Ourém com a realização da Sessão Solene evocativa do Dia do Município de Ourém.

Ainda durante a manhã, realizou-se a tradicional cerimónia do Hastear das Bandeiras do Dia do Município de Ourém, em frente ao Edifício-sede do Município. Este momento solene contou com a presença de uma vasta comitiva composta pelo Executivo Municipal, Presidente e deputados da Assembleia Municipal, Presidentes de Junta de Freguesia concelhios, representantes de cidades estrageiras que participam no torneio internacional de futebol “Jovens pela Paz”, entre outras individualidades. Além das entidades referidas o público também compareceu e assistiu à participação da Fanfarra da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ourém e da Orquestra de Sopros da Academia de Música Banda de Ourém. A cerimónia contemplou ainda um pequeno espetáculo musical protagonizado pelo oureense Gonçalo Enes e teve a colaboração das diferentes organizações de escuteiros do concelho.

Já no período da tarde, as atenções passaram para o Teatro Municipal de Ourém com a realização da Sessão Solene evocativa do Dia do Município de Ourém. Este momento solene celebrou Ourém e os oureenses e contou com presença do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre.

A Sessão Solene iniciou com atuações musicais por representantes do Conservatório de Música e Artes do Centro e permitiu a atribuição de um vasto conjunto de Distinções Honoríficas, entre Medalhas de Mérito para pessoas ou instituições que se destacaram na sua área de atuação e Medalhas Municipais de Bons Serviços para todos os funcionários municipais que completam 25 anos de serviço público.

Seguiu-se a atribuição das Medalhas de Ouro de Mérito Municipal, figura que homenageia e reconhece os feitos de individualidades, associações ou empresas oureenses que se destacam. Aqui, o Município de Ourém distinguiu a Associação Cultural e Recreativa de Alburitel com um Medalha de Mérito na área Social e Saúde pelos 50 anos de serviço à comunidade, assim como o Centro Cultural Recreativo do Olival com uma Medalha de Mérito – Associativismo pelo seu 50º Aniversário. O Corpo Nacional de Escutas da Junta Regional de Leiria Fátima celebra 100 anos de vida e foi galardoado com uma Medalha de Mérito na área do associativismo, distinção também atribuída a Gustavo José da Silva Dinis. No campo do mérito desportivo, o Município de Ourém determinou distinguir a Associação de Futebol de Santarém, e com uma Medalha de Mérito educativo o Agrupamento de Escolas Conde Ourém, o Agrupamento de Escolas de Ourém, o Agrupamento de Escolas de Caxarias e ainda o Jardim Infantil de Ourém que comemora 50 anos de existência. Na área empresarial foram destacados os feitos da Pastelaria Vida Nova e da Queijaria Flor do Campo e, a finalizar, Humberto Lopes da Piedade e Manuel Lopes dos Santos foram agraciados com Medalhas de Ouro de Mérito pelo serviço público prestado ao longo das suas vidas.

Após as Distinções Honoríficas, deu-se início às intervenções oficiais de encerramento da Sessão Solene do Dia do Município de Ourém.

A primeira intervenção oficial da Sessão Solene foi exposta pelo Presidente da Câmara Municipal de Wadowice (Polónia), Bartosz Kalinski, presente em Ourém devido à participação no torneio “Jovens pela Paz”, iniciativa que reúne em Ourém equipas de futebol 7 de diversos Municípios internacionais: Czestochowa, Polónia; Lourdes, França; Levoca, Eslováquia; Altotting, Alemanha; Uherský Brod, Chéquia; Raseiniai Lituânia; e Wadowice, Polónia.

Seguiu-se a intervenção do Presidente da Assembleia Municipal de Ourém, João Moura, que sublinhou desde logo o facto do Município estar a distinguir e na presença do Ministro Fernando Alexandre, “um dos pilares da nossa sociedade e da nossa comunidade local: o setor da educação”. Lembrou também o vasto trabalho de colaboração desenvolvido pela Assembleia Municipal de Ourém com as estruturas educativas do concelho, com natural destaque para a Assembleia Jovem de Ourém. Com este projeto, estimula-se os jovens a “despertar para o social, para a vida e para aquilo que são as vivências da comunidade onde estão inseridos”, referiu João Moura. O Presidente da AMO e Secretário de Estado da Agricultura realizou também uma referência especial aos homenageados oureenses pelo trabalho desenvolvido no mundo rural, relevando a importância dos produtos endógenos do nosso território. Por fim, João Moura parabenizou todos os distinguidos neste Dia do Município, lembrando que estes reconhecimentos devem servir de exemplo para a comunidade, na construção de um futuro melhor para Ourém e para todos os oureenses.

Luís Miguel Albuquerque, Presidente da Câmara Municipal de Ourém, na sua intervenção começou por agradecer a presença de todos os convidados e público presente, sublinhando que “a vossa presença engrandece esta cerimónia e reforça o espírito de união e colaboração que faz de Ourém uma terra de esperança, de progresso e acima de tudo de futuro”. Segundo o Presidente da Câmara “este dia representa, também, uma oportunidade especial para refletirmos sobre a nossa história, as nossas raízes e os valores que nos unem enquanto comunidade”, enquanto reconhecemos “a dedicação de cada um em prol do desenvolvimento social e do bem-estar do Concelho de Ourém, como exemplos verdadeiramente inspiradores de dedicação e altruísmo”.
Seguidamente, Luís Miguel Albuquerque realizou um pequeno balanço do trabalho desenvolvido pelo atual Executivo Municipal.

O Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, encerrou a Sessão Solene, deixando desde logo “um cumprimento muito especial aos diretores das escolas hoje agraciados com esta distinção de mérito da Câmara Municipal de Ourém”. O Ministro reforçou a importância destas distinções que reconhecem o contributo dos cidadãos para o bem comum, incentivando à participação de todos na construção e melhoria das comunidades. “A educação tem aqui um papel essencial”, sublinhou o governante, salientando que “os melhores projetos educativos que nós temos no nosso país têm essa característica: são projetos em que há uma ligação muito forte entre a autarquia e as escolas”. Fernando Alexandre deixou um elogio ao Município de Ourém pelo vasto trabalho executado neste âmbito e encerrou o seu discurso com a certeza de que “não há nada mais importante para o bem-estar das pessoas do que a educação”.

2025-06-21

voltar

ENTRE EM CONTACTO

PARA QUALQUER ESCLARECIMENTO, NÃO HESITE EM NOS CONTACTAR