Notícias
Ourém - Chega candidata Rita Sousa à Câmara de Ourém
A cabeça de lista do Chega à Câmara de Ourém nas próximas eleições autárquicas é Rita Sousa, que considera poder ajudar a população e contribuir para a mudança que o país precisa, disse a candidata à agência Lusa.
“Eu aceitei este desafio porque considero que posso ajudar, de alguma forma, a população e na mudança que Portugal precisa neste momento”, afirmou Rita Sousa, de 51 anos, intermediária de crédito.
Embora a elaboração do programa eleitoral ainda esteja numa fase embrionária, Rita Sousa adiantou que, entre as suas prioridades, vai estar a saúde, as acessibilidades rodoviárias e as infraestruturas.
No caso da saúde, a candidata referiu a falta de médicos e o funcionamento aquém do centro de saúde da sede de concelho, pelo que este “será um dos objetivos a explorar”.
Já ao nível das acessibilidades, Rita Sousa exemplificou a necessidade de uma ligação direta do Itinerário Complementar 9 à Autoestrada 1 e, no âmbito das infraestruturas, referiu a concretização do “saneamento básico onde ainda é inexistente”.
Nesta que é a sua primeira experiência política, a candidata traçou como objetivo eleitoral “ter um bom resultado, naturalmente, e conseguir dar início, de alguma forma, aqui, [Ourém] aos ventos de mudança”.
Confiante de que o Chega vai conseguir ser uma surpresa naquele município do distrito de Santarém, a cabeça de lista declarou que a eleição de dois vereadores “já era um excelente resultado”.
“Nós temos tido ‘feedback’ muito bom da população em geral. Nas legislativas, já tivemos um ‘feedback’ muito bom”, declarou Rita Sousa, referindo que o partido foi a segunda força política mais votada no concelho.
Nesse sentido, a cabeça de lista salientou que o Chega poderá ter “também um resultado interessante nas autárquicas”, garantindo que é nisso que se está a trabalhar.
Nas últimas autárquicas, em 2021, a coligação PSD/CDS-PP conquistou seis mandatos e o PS um na Câmara.
O atual presidente, Luís Albuquerque, é recandidato a um terceiro e último mandato nas próximas autárquicas, previstas para setembro ou outubro.
2025-07-03