Notícias
Ourém - La Vuelta reuniu cerca de 50 mil pessoas em Ourém
Ourém recebeu pela primeira vez na sua história uma etapa da Volta a Espanha.
Números redondos , avançados pela organização, estiveram em Ourém 50 mil pessoas para assistir a uma das grandes provas internacionais de ciclismo, que é transmitida para todo o mundo e que reúne os maiores ciclistas de estrada da atualidade.
Esta segunda etapa ligou Cascais a Ourém num total de 194 quilómetros e o australiano Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck) conquistou a vitória numa chegada ao sprint, batendo Wout van Aert (Visma-Lease a Bike).
Com este resultado o belga Wout van Aert arrebatou a liderança da classificação geral individual, vestindo pela primeira vez a camisola vermelha de líder da La Vuelta, que, apesar de ter sido segundo na etapa, ultrapassou o norte-americano Brandon McNulty (UAE Emirates) graças às bonificações.
O ciclista português João Almeida (UAE Emirates) manteve o 10.º lugar no ranking geral, a 22 segundos do líder.
João Almeida já se sente um vencedor na 79.ª Volta a Espanha em bicicleta, depois de hoje ter recebido um apoio “incrível” de uma “maré de pessoas” ao longo dos 194 quilómetros que ligaram Cascais a Ourém.
“É um apoio incrível, estou sem palavras”, desabafou um sorridente João Almeida, no final da segunda etapa da Vuelta, em Ourém.
O ciclista português da UAE Emirates, de 26 anos, viveu hoje um momento único, ao passar diante do ‘seu’ público, nas Caldas da Rainha, e confessou ter corrido a melhor etapa da sua carreira: “Sem dúvida. Para mim, já sou um vencedor”.
“Desde que saímos de Cascais até chegar aqui a Ourém foi incrível. Imensos amigos meus, imensas pessoas. Todas as subidas cheias de gente. Sem palavras. Quase 200 quilómetros com uma maré de pessoas. É incrível”, insistiu.
O ritmo tranquilo a que foi percorrida a segunda etapa da 79.ª edição da prova espanhola permitiu a Almeida vislumbrar alguns amigos na multidão, mas não todos, ressalvando, contudo, tê-los ouvido apoiá-lo.
Para Luís Miguel Albuquerque, presidente da Câmara de Ourém, que na cerimónia do pódio, foi agraciado com uma distinção pelo contributo e trabalho desenvolvido para que esta etapa tenha sido um sucesso e uma verdadeira festa de Ourém para todo o mundo, a receção da La Vuelta é um momento incomparável para o concelho de Ourém, permitindo uma projeção internacional do concelho sem precedentes e um dia de muita alegria para todos os entusiastas oureenses do ciclismo, assim como para todos aqueles que ao longo deste dia visitaram o Município de Ouém.
2024-08-19