Notícias
Ourém - Município de Ourém tem 6 novos Balcões SNS 24
O concelho de Ourém tem, desde quinta-feira, seis novos balcões SNS 24, em Caxarias, Espite, Ribeira do Fárrio, Freixianda, Matas e Rio de Couros, anunciou o município.
A cerimónia oficial de abertura decorreu ontem no antigo edifício-sede da Junta de Freguesia de Ribeira do Fárrio e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, do Presidente do Conselho de Administração da ULS de Leiria, Manuel Carvalho e da Presidente do Conselho de Administração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Sandra Cavaca.
Nos discursos oficiais todos os intervenientes reforçaram a relevância dos Balcões SNS 24, serviço que oferece apoio presencial aos munícipes que têm dificuldades na utilização dos meios online, permitindo-lhes realizar diversos serviços do SNS sem necessidade de se deslocarem a uma unidade de saúde.
Segundo a autarquia, trata-se de “uma solução prática e acessível para aceder aos serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde, e permitem tratar de diversas questões relacionadas com a saúde de forma simples e com apoio personalizado”.
A iniciativa, dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, é uma parceria com a Unidade Local de Saúde da Região de Leiria, juntas de freguesia e Câmara de Ourém.
O momento serviu também para a formalização do protocolo no âmbito do projeto Bata Branca estabelecido entre a ULS de Leiria, o Município de Ourém e a Santa Casa da Misericórdia de Fátima-Ourém, que define um aumento de 175 para 225 horas semanais de atendimento médico nas Unidades de Cuidados de Saúde Primários (UCSP) de Ourém. Com esta medida o projeto passa a congregar 10 médicos, o que, segundo o Presidente Luís Miguel Albuquerque, significa que “pela primeira vez nos últimos anos todas as extensões de saúde do concelho têm um médico de família ou um médico assistente, pelo menos uma vez por semana.”
O Presidente da Câmara Municipal anunciou também que muito brevemente será disponibilizado um serviço de teleconsultas no Centro de Saúde de Ourém, um serviço diário que será assegurado por dois médicos de família. Além deste novo serviço ao dispor dos munícipes, Luís Miguel Albuquerque garantiu ainda que estão a ser desenvolvidos todos os esforços para concretizar a constituição de uma USF no Centro de Saúde de Ourém. Acredita o autarca que a curto prazo o Centro de Saúde de Ourém terá os médicos necessários para garantir este serviço e, num futuro próximo, assegurar o funcionamento de um Serviço de Atendimento Permanente que viabilize o atendimento dos oureenses no Centro de Saúde de Ourém até às 24 horas.
2025-02-14