Notícias
Ourém - Música, exposição, roteiros e via-sacra ao vivo na Semana Santa em Ourém
A Semana Santa de Ourém inclui este ano, além das celebrações religiosas, música, exposição e roteiros de arte sacra, com o momento alto a ser a tradicional via-sacra ao vivo, anunciou a Câmara.
“Há diversas atividades que estão programadas e que temos vindo, ano após ano, a tentar a melhorar, mas, obviamente, que o principal ponto de interesse, o principal foco, é o regresso da via-sacra ao vivo”, afirmou hoje à agência Lusa o presidente do município, Luís Albuquerque.
Salientando que a encenação da via-sacra, na Sexta-feira Santa, dia 29 de março, a partir das 15:00, nas ruas da Vila Medieval, “é uma tradição muito interessante e importante nas comemorações da Semana Santa” no concelho, Luís Albuquerque adiantou que nesta iniciativa estão envolvidas cerca de 100 pessoas, a que se junta a Sociedade Filarmónica Ouriense.
“Estamos a falar de pessoas que, de uma forma voluntária, se associam a este evento, essencialmente pessoas da freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias, mas também de outras, e que ajudam a tornar este num evento marcante no nosso concelho”, disse.
O autarca destacou que assistem à via-sacra, edição após edição, “novos públicos, novas pessoas que sentem curiosidade em ver esta encenação, que é realmente brilhante”.
A última edição desta encenação nas ruas da Vila Medieval de Ourém ocorreu em 2022. O objetivo do município é o de que a iniciativa se realize de dois em dois anos, sendo que no ano em que não há via-sacra decorre a procissão do Senhor dos Passos.
Numa nota de imprensa, a autarquia explicou que “esta recriação da via-sacra é encenada desde 1999”, levando “todos os anos milhares de pessoas ao centro histórico de Ourém”.
“É dramatizada por cerca de 100 atores e figurantes locais que recriam as últimas passagens de Jesus Cristo, desde a sua entrada triunfal em Jerusalém até à sua crucificação, percorrendo as 14 estações da via-sacra”, adiantou, referindo que “a procissão é enriquecida com orações e cânticos religiosos”.
A Câmara, que organiza esta iniciativa com a paróquia e Junta de Nossa Senhora das Misericórdias e apoio de outras entidades, garante um serviço gratuito de transporte a partir do Centro Municipal de Exposições e da localidade de Santo Amaro até à Vila Medieval.
Segundo aquela autarquia do distrito de Santarém, o programa da Semana Santa arranca no dia 22 de março, com uma exposição de esculturas em cera, de Feliciano Ferreira, na Galeria da Vila Medieval de Ourém.
No dia 26, há um concerto na Igreja Paroquial de Nossa Senhora das Misericórdias, data em que se desafiam os mais novos a descobrir, entre o Castelo e o Paço dos Condes, onde está o folar da Páscoa, atividade que se repete a 27 no mesmo local e também no dia 30, mas agora na cidade de Ourém e para famílias.
No dia 28, está previsto um roteiro de arte sacra pelos espaços religiosos da Vila Medieval, às 10:30 e repetição às 14:30.
O programa, com diversas celebrações religiosas na Igreja Paroquial de Nossa Senhora das Misericórdias, termina no dia 31, domingo de Páscoa, com a celebração pascal e procissão do Senhor Ressuscitado.
Lusa
2024-02-22